1. REALIZE UM CORTE DE GASTOS

      • Defina o que é prioridade. O que não for realmente essencial para o negócio precisa ser cortado ou sofrer redução.

  1. RENEGOCIE SUAS DÍVIDAS

      • Negocie com os credores uma condição que lhe possibilite estender os prazos e saldar a dívida de forma que não prejudique ainda mais o resultado da empresa.

      • Busque linhas de crédito para repactuação de débitos e operações já contraídas com carência para o início do pagamento.

  1. PRORROGAÇÃO DE PAGAMENTOS

      • Faça uma lista com ordem de prioridade para os pagamentos:

      • Antes de qualquer coisa, pague os seus funcionários. Analise a possibilidade de pactuar acordos individuais com os trabalhadores, adotando uma das alternativas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública, nos termos da Medida Provisória 927/2020;

      • Em segundo lugar, priorize os seus fornecedores, buscando as melhores condições para isso;

      • Por último, pague os impostos. Verifique quais deles podem ser parcelados ou adiados. A Medida Provisória 927/2020 suspendeu a exigibilidade do recolhimento do FGTS pelos empregadores, referente às competências março, abril e maio de 2020.

  1. FAÇA UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

      • Tenha um planejamento para redução de custos. Negocie com fornecedores, postergando os prazos para pagamento, e reduza as despesas fixas como telefone e luz, se for possível ao seu modelo de negócio.

      • Conheça o seu custo operacional e entenda os números da sua empresa (quanto lucrava e quanto já deixou de lucrar).

      • Como gestor, você precisa assumir a responsabilidade e comandar a empresa para voltar à estabilidade. Um planejamento estratégico/financeiro vai garantir o futuro da sua empresa.

      • E lembre-se: a crise não vai durar para sempre. Você precisa centrar suas forças, arregaçar as mangas e enfrentar com toda a disposição, sabendo que tudo voltará ao normal com um bom planejamento.

  1. FIQUE DE OLHO NO SEU CLIENTE

      • Estreite a comunicação com os seus parceiros e clientes. Mais do que nunca, você precisa estar perto, dando todo o suporte necessário e demonstrando sua preocupação também com o negócio dele.

      • A Alldesk segue à disposição para atender e orientar às dúvidas, direcionando o melhor caminho nesse momento de crise.

  1. PROSPECTE NOVOS CLIENTES

      • Momentos de crise não reservam somente desafios. O fato é que muitos concorrentes estão desacelerando nesse período, o que significa que é a oportunidade perfeita para prospectar novos consumidores e analisar clientes potenciais de outros mercados.

      • Abuse da comunicação digital para isso.

  1. REAVALIE PRODUTOS E SERVIÇOS

      • Quando os recursos ficam mais enxutos, os clientes mudam seus hábitos de consumo.

      • Tenha como prioridade sempre os produtos e serviços de maior rentabilidade e melhor geração de caixa.

      • Alguns exemplos interessantes são:

      • Ofereça serviços mais simples e baratos;

      • Dê descontos para compras maiores ou combos.

  1. SE REINVENTE

      • Encontre um novo formato para vender.

      • Busque plataformas digitais para expor o seu produto e vendê-los.

      • Seja adepto do e-commerce e de vendas on-line.