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Atualmente, o cenário econômico brasileiro vive uma grande instabilidade devido à crise ocasionada pela pandemia do coronavírus, que segue afetando empresas dos mais diversos setores. Neste cenário adverso, o número de famílias endividadas vem crescendo e isso pode ser bastante preocupante, já que o aumento da inadimplência prejudica diretamente a saúde financeira das empresas. Em fevereiro deste ano, essa taxa chegou a 66.7%, segundo pesquisa divulgada pela CNC, a maior proporção de endividamento no Brasil desde outubro de 2020.

 

É claro que, apesar das dificuldades, a melhor saída não seria desistir do seu negócio, mas buscar soluções que reduzam os índices de inadimplência e aumentem a receita da sua empresa. Com a nossa experiência, podemos dizer que adotando estratégias eficazes é possível vencer desafios, manter os lucros e, até mesmo, ter resultados acima do esperado.   

 

MAS COMO DAR O PRIMEIRO PASSO? 

As empresas que buscaram adotar técnicas que levassem o cliente inadimplente a manter-se em dia com os seus pagamentos notaram, primeiramente, uma necessidade de ter um especialista da área analisando as melhores possibilidades e aplicando-as conforme as particularidades de sua organização. Terceirizar a sua cobrança, investindo em empresas que prestam assessoria especializada, pode aumentar os índices de arrecadação com atendimento humanizado, atendimento digital, além de aplicar diversas estratégias de relacionamento para que os clientes mantenham os pagamentos em dia.

 

Sabemos que fidelizar um cliente não é uma tarefa fácil, mas dependendo do relacionamento que a sua organização desenvolve com ele, ela sempre será lembrada primeiro, concorda? Uma assessoria de cobrança que negocia de maneira assertiva prazos e modalidades de pagamento com o cliente é capaz de não somente receber o valor em débito, mas também manter um relacionamento duradouro. 

 

COMO BUSCAR UMA BOA ASSESSORIA DE COBRANÇA?

Inicialmente, você deve notar que o mercado tem exigido cada vez mais potencial de inovação nos diversos segmentos das organizações e o setor de cobrança não deve ser exceção. É perceptível que já existem empresas inovando e aplicando novas soluções tecnológicas para que o serviço ofertado seja ainda mais efetivo. 

 

Sim, o atendimento humano ainda é muito efetivo para o segmento, mas as ferramentas digitais otimizam os processos, aumentando a produtividade operacional. Isso gera um crescimento na rentabilidade e uma redução de custos. Assim, quando estiver em busca de uma boa assessoria de cobrança, prefira aquela que ofereça um equilíbrio entre ambos (atendimento humano e através de robôs), sempre analisando qual a melhor solução para o seu negócio.

 

E QUANTO AOS CANAIS DE ATENDIMENTO, COMO SABER QUAIS DEVO UTILIZAR?

Existem soluções que podem funcionar mais com um modelo de negócio e com outro não, por isso é importante verificar quais soluções são mais assertivas para você. É aí que a assessoria de cobrança entra, pois uma empresa que preste esse tipo de serviço com expertise irá analisar cada proposta e verificar qual se encaixa mais dentro do perfil da sua empresa, trabalhando a sua carteira de forma efetiva, através de uma régua de cobrança com soluções para o perfil de cada cliente.  

 

Se você quer trabalhar a cobrança preventiva, por exemplo, com o objetivo de não deixar o cliente esquecer o dia do pagamento, uma possível solução poderia ser o envio de um lembrete via SMS, E-mail ou, até mesmo, através de uma ligação feita por um agente virtual. Isso fará com que ele esteja atento à data de vencimento que se aproxima e se prepare financeiramente para a realização do pagamento dentro do prazo.

 

Nesse contexto, ressaltamos que, ainda que os índices de inadimplência em nosso país estejam elevados, com uma assessoria de cobrança efetiva, que busca inovar e disponha de inteligência de negócio é possível traçar estratégias para que os seus clientes realizem seus pagamentos e se mantenham fiéis, aumentando a receita do seu negócio.

 

Para investir em uma assessoria de cobrança que trabalhe o relacionamento com o cliente, entre em contato com a Alldesk, ligando para (85) 99746.5553 ou mande uma mensagem via WhatsApp clicando aqui.