UM NOVO DESAFIO

 

Com o início dos direcionamentos de distanciamento social, bem como de adaptação do trabalho para conter o avanço da pandemia de COVID-19 as empresas de tecnologia se viram num cenário desafiador: colocar seus colaboradores em um novo modelo de jornada, o Home Office.

 

Pela palavra pode parecer simples, mas engana-se quem pensa que para mover uma empresa de soluções em tecnologia e gestão para o trabalho remoto basta um computador e internet em casa. É necessário muito estudo e expertise técnica para manter os serviços com a mesma qualidade e trazendo segurança aos colaboradores, colaborando com os direcionamentos das autoridades locais e de saúde.

 

Com a Alldesk não foi diferente. Tínhamos um grande desafio: colocar mais de mil colaboradores de forma remota, garantindo aos nossos clientes o mesmo padrão de excelência. Mas não ficamos no necessário, buscamos ir além.

 

NOSSO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

Nosso movimento foi paulatino. A cada semana, novas operações iniciavam seu home office, testes de qualidade e resultados eram aprimorados e, mesmo depois de 100% das nossas operações entrarem e consolidarem suas atividades de forma remota, a empresa decidiu inovar buscando desenvolver novos produtos focados para o período em que vivemos e assim ajudar empresas a também sobreviverem com inteligência ao período de confinamento.

 

Por trás desse avanço existe muita tecnologia de ponta e uma gestão de informação muito alinhada. Afinal, para garantir a qualidade do nosso serviço, nossa área técnica avaliou todo o cenário para disponibilização de computadores apropriados para o trabalho remoto, a validação de viabilidade e potência dos sinais de internet, além do acompanhamento remoto, durante o horário de expediente, todos gerenciados por sistemas internos disponíveis em nuvem.

 

COMPROMISSO E QUALIDADE

 

Os relatórios continuam os mesmo, ricos de informação e ágeis na análise dos dados. O acompanhamento das operações segue adaptado e cada vez mais imerso, com encontros virtuais dos operadores com supervisores diariamente, além do acompanhante constante da área técnica e também da gestão interna. As campanhas anuais de motivação e incentivo foram todas adaptadas ao formato digital e também seguem cumprindo calendário de suas ações.

 

Os resultados são cada vez mais concretos e impressionam. Uma das nossas operações de vendas, por exemplo, no primeiro dia de Home Office rendeu 70 vendas em um único dia, já bem acima da média diária. Nossa surpresa veio já também no segundo dia de operação remota, quando chegamos a marca de 90 vendas no mesmo dia, um crescimento de 20% no primeiro dia e de 41% no segundo em relação à média anterior. 

 

Outros exemplos de cases de sucesso encontramos na CAERN, Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, que aumentou o faturamento em 26% e a Unimed Fortaleza que teve um crescimento na recuperação de crédito de 70% para 78% em diversas faixas de atraso.

 

Outro ganho do Home Office é em relação ao absenteísmo que atingiu marcas expressivas, chegando a apenas 0,39% de toda nossa capacidade de atendimento.

 

DEPOIMENTOS DE COLABORADORES

 

Atribuímos esses resultados a uma série de fatores que incluem desde as ações de motivação internas, como até mesmo o conforto dos nossos operadores trabalhando em casa, os nossos acompanhamentos remotos cada vez mais focados e a inclusão de ações digitais.

 

Além dos resultados para o cliente, ganha também o colaborador que se aperfeiçoa em uma nova modalidade de emprego, ganha experiência em situações adversas e ainda se mantém seguro em casa. Esses são alguns dos depoimentos de quem está trabalhando de home office para a Alldesk:

 

Jessica – Operadora Alldesk

 

“Esse método tem contribuído bastante para nossa saúde e dos líderes, estamos atendendo em casa, do nosso lar com a mesma satisfação de atender os clientes, com o mesmo sorriso na voz, com o mesmo entusiasmo de quando estávamos juntos.”

 

Cleriston – Supervisor Alldesk

 

“Minha experiência tem sido desafiadora pois tivemos que pegar todos os nossos fluxos e processos de gestão e trazer isso para o mundo virtual, e mais desafiador ainda estender isso para nossos operadores sem perder a comunicação. nós temos conseguido diminuir o distanciamento que o isolamento social exige para proteger a saúde de todos.”

 

Maruska – Operadora Alldesk

 

“Eu tento fazer como se eu estivesse realmente na empresa, quanto as minhas pautas, meus horários. procuro sempre acordar mais cedo para qualquer coisa repassar a minha supervisora e durante a operação procuro sempre estar bem atenta. com paciência e perseverança conseguimos atender normalmente como se estivéssemos na empresa.”