Conheça as vantagens de ter uma PA Digital para contato com o seu cliente – Case Unimed Fortaleza

 

Nesse cenário de trabalho remoto, é importante que saibamos conciliar as estratégias humanas e digitais para que o cliente transite entre os canais e formas de comunicação, sem nenhuma quebra de processo.

 

Tendo isso em mente, a PA Digital é uma das soluções da Alldesk que une o humano ao digital, em uma régua de cobrança eficiente. Nossa parceira, Unimed Fortaleza, aderiu recentemente a solução e já se tornou um case de sucesso.

 

Aqui, você vai entender um pouco como se deu o processo de criação, desenvolvimento, implantação e resultados da PA Digital no atendimento da Unimed Fortaleza e como uma solução personalizada consegue ser a adequação perfeita para o seu negócio.

 

PA Digital Unimed

 

Através de uma esteira de cobrança robusta, desenhada com a expertise de cobrança da Alldesk, foi possível a formatação de uma régua personalizada para a Unimed com as principais soluções de gestão de recebíveis.

 

Uma solução completa, que possui: portal de negociação, email, SMS, agente virtual, CRM, intelligent call e whatsapp ativo – tudo alinhado a uma estratégia de inteligência de cobrança, responsável por adequar cada método a uma etapa da cobrança. 

 

Árvore de decisão

 

Em concordância com as estratégias, também foi implementado uma árvore de decisão personalizada para a Unimed, utilizada dentro da PA Digital, na qual o cliente consegue validar a sua identidade e gerar o seu boleto para pagamento, tudo de forma automatizada.

 

Funciona da seguinte forma:

  1. Primeiro contato é feito, podendo ser ativo ou receptivo.
  2. Confirmação da identidade do cliente é feita.
  3. Boleto  para pagamento é gerado e enviado para o cliente.

 

Fluxo

 

Através do fluxo, conseguimos ter uma visão holística da PA Digital, percebendo como cada processo está inteiramente ligado ao outro e como as informações precisam estar alinhadas para andamento das atividades conforme todo o processo. No caso da Unimed Fortaleza, encontramos o seguinte fluxo: 

 

  1. Diariamente é gerada uma base ativa de clientes elegíveis para cobrança.
  2. Esta base passa por uma análise dos dados automáticas com base em históricos de sucesso, que geram uma segmentação desses clientes.
  3. Dentro dessas segmentações de cobrança, é feita uma análise dos clientes e separados por ações.
  4. As ações de cobrança são executadas.

 

Relatórios

 

Para um acompanhamento mais eficaz de todas as etapas da solução, possuímos relatórios robustos na plataforma Tableau, que conseguem mensurar os resultados de todas as ações, além de demonstrar os indicadores de contatos. Nessa plataforma, tanto o cliente externo como os gestores da Alldesk têm acesso aos relatórios.

 

Case de sucesso

 

O case de sucesso da Unimed Fortaleza, através da implantação da PA Digital, se deu principalmente pela adequação da solução à empresa e ao momento que os clientes da Unimed estão passando. Porém, é importante ter em mente que as mudanças no comportamento do consumidor por conta desse período de quarentena gerou marcas, não vai ser algo que será esquecido – ao contrário, se somará as mais mudanças que virão.

 

Chegamos a essas afirmações observando os dois principais resultados desse case:

 

  1. Aumento, chegando a 30%, na recuperação de crédito no modelo de cobrança tradicional através do digital;
  2. Uma maior penetração da base de clientes devedores através dos canais digitais, o que gera mais esforço para o cliente efetuar o pagamento. 

 

Com essas informações e análises, conseguimos também aprender o que podemos melhorar e mostrar aos nossos parceiros que podemos sempre oferecer mais, a medida que nossa parceria cresce.