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Como preparar uma Black Friday de sucesso: prospecção de leads e tecnologias para relacionamento

A Black Friday se tornou uma data importante no calendário dos empresários que aproveitam a época para alavancar suas vendas, assim como, se tornou um dia esperado para os consumidores que aguardam as promoções do período para ir às compras. Mesmo vivenciado ainda uma pandemia mundial, espera-se que a Black Friday de 2021 seja um grande sucesso, visto que em 2020 foi possível aumentar as vendas em até 25%. Afinal, durante o isolamento social o e-commerce ganhou ainda mais força e agora com a vacinação já em andamento e as lojas novamente de portas abertas é sinal de que as vendas vão acontecer não só no online como também no presencial. 

Com consumidores cada vez mais confiantes em realizar compras online e com a transformação digital influenciando o perfil dos novos consumidores é necessário que as empresas estejam preparadas para a Black Friday 2021, conseguindo atender as necessidades dos clientes tanto no formato digital, presencial ou híbrido, mas como conseguir fazer isso? 

5 passos para uma Black Friday de sucesso

Para responder o questionamento anterior nós preparamos um passo a passo para que você consiga realizar uma Black Friday realmente de sucesso. Confira abaixo:

1. Realize um planejamento 

O primeiro e mais importante passo de todos é ter um planejamento, a Black Friday tem data marcada para acontecer, então meses antes já comece a planejar como a sua vai ser realizada para que eventuais imprevistos possam ser solucionados e para que você consiga oferecer tudo que deseja para os seus clientes. Estude quais produtos ou serviços você pretende colocar em oferta e lembre-se que é necessário sim existir uma oferta de verdade e não promoções que na realidade só enganam o consumidor, até porque, isso é uma péssima prática e quebra a confiança do relacionamento entre empresa e cliente. 

Além de estudar o que vai entrar em oferta, veja se você possui o suporte necessário para atender todos os novos consumidores, se existem vendedores e tecnologias para auxiliar nesse período. Aposte nos meios digitais para divulgar a sua Black Friday, afinal, de nada adianta realizar uma campanha linda se os seus clientes sequer ficaram sabendo da existência dela. Ou seja, uma Black Friday de sucesso precisa ser estudada, analisada e preparada com antecedência e não apenas dias antes do evento. 

2. Conheça o seu público

Toda e qualquer ação precisa ser direcionada para alguém caso você deseje obter sucesso com ela, dessa forma, é necessário saber qual o público que você deseja atingir na Black Friday, para quem as suas campanhas vão ser direcionadas. Portanto, analisar e entender o comportamento de consumo do meu consumidor é crucial antes de colocar em prática as estratégias de marketing e venda durante o período de Black Friday. 

Uma estratégia muito utilizada é a de Inbound Sales, mas que para acontecer é preciso conhecer quem é o seu público. Funciona da seguinte forma: o Inbound Sales procura captar a atenção daquele cliente alvo e procura chegar nele de forma rápida e acessível para que consiga ter uma conversão e uma negociação que reverta no fechamento de uma venda. Esses potenciais clientes são o que nós conhecemos como leads e a técnica utilizada para chegar até eles é a de inbound marketing, ou seja, a empresa vai até o cliente. 

Costumamos falar que para capturar esses leads é necessário produzir os conteúdos iscas que são jogados para todos e aqueles que por meio do conteúdo chegam até a empresa são os escolhidos como leads. Esses conteúdos são realizados de acordo com as dores do público alvo, assim como, são patrocinados por meio de campanhas pagas e levados até o leitor por meio de uma landing page, onde os consumidores realizam o cadastro com as suas informações e a empresa consegue manter um contato mais direto e identificar quais são os leads qualificados para o fechamento de uma venda. Existem algumas ferramentas de Inbound Marketing que auxiliam nessa conversão:

2.1 Um site responsivo e costumizado; 

2.2 Pontos de conversão que sejam relevantes, como, botões de WhatsApp e formulários de cadastro;

2.3 Campanhas bem relacionadas com as redes sociais; 

2.4 Investimento em busca orgânica e SEO com produções de conteúdos e estratégias de copy fazendo tudo isso de forma relevante dentro do site para que tenha relevância também na busca do Google; 

2.5 Landing pages para captura de dados, dentro delas é possível atuar também com botões de WhatsApp e pop ups. As Landing Pages proporcionam inúmeras ações a serem realizadas, principalmente durante o período de Black Friday em casos onde empresas não conseguem desenvolver um site com todas essas estratégias e apostam nas LP’s que são mais rápidas e também muito eficazes. 

3. Esteja preparado para altas demandas

Durante o período de Black Friday é normal que o volume de dúvidas, acessos e vendas sejam maiores e para que isso não atrapalhe o andamento da sua campanha é fundamental contar com o auxílio da tecnologia. As ferramentas de automação, por exemplo, são uma ótima alternativa para serem adotadas pelas empresas, dando suporte não só no período de Black Friday, mas sempre. Com elas é possível lidar com o aumento de fluxo sem sobrecarregar a equipe de atendimento. Um exemplo disso são os chatbots que podem dar suporte no atendimento tirando dúvidas, enviando boletos e realizando o primeiro contato fazendo com que o cliente não fique tanto tempo em espera. 

4. Ofereça múltiplos canais de comunicação

Estar presente em diferentes canais significa que você vai oferecer mais diversidade para os seus consumidores, assim como, facilidade, rapidez e conforto para realizar compras e tirar dúvidas da forma que ele achar melhor. Ou seja, uma alternativa extremamente eficiente é investir em uma plataforma OMNICHANNEL, um meio que consiga integrar todos as formas de comunicação da empresa com o cliente. É o caso do SCHIO OMNI que permite que as empresas consigam gerenciar vários canais, os atendimentos e o desempenho dos seus operadores em um único lugar. 

Com uma plataforma multifuncional você consegue estar presente no WhatsApp, SMS, Site, redes sociais, Chat e muito mais, desenvolvendo uma produção acelerada já que se torna possível atender mais pessoas e com um menor custo, além de fortalecer o atendimento e relacionamento com o cliente. Um outro ponto muito interessante é que através das ferramentas omnichannel é possível ter acesso a relatórios completos sobre a quantidade de atendimentos e a efetividade deles, uma ótima forma de acompanhar a produtividade da equipe. 

5. Processo de vendas integrado

Para realizar vendas de forma efetiva é necessário que esteja integrado quatro pontos: mentoria com os agentes de vendas, análise do funil de vendas, ICP e melhorias de abordagens e negociações. A mentoria é um passo importante porque a venda só acontece de fato se o vendedor souber o que está vendendo e como deve vender, o cliente precisa sentir segurança durante o processo de compra e isso só é possível quando se é passado argumentos convincentes e sólidos. Portanto, treinamento é crucial para que a equipe tenha uma voz única e potente na área de vendas. 

Análise do funil de vendas é necessário para que esteja claro todo o processo de estratégias de vendas, assim como, para relacionar e acompanhar os dados de cada etapa, fazendo, por exemplo, com que os dados do marketing e os dados da área de vendas se unifiquem, afinal, quando o marketing tem acesso a esses dados ele consegue ter um melhor desempenho focando os investimentos onde realmente precisa e consequentemente trazendo retorno positivo. Na Alldesk, o lead é acompanhado desde o início, de onde ele veio, como ele veio e quanto custou, então é possível calcular o custo por lead também. 

Ter um ICP extremamente claro é fundamental, como já foi dito antes, precisamos saber quem é o público que vai ser abordado para que não aconteça de jogarmos a rede para atrair um público e atrairmos o público errado, o que não será bom negócio pois ele não irá trazer vendas, além de ocasionar um custo por venda bem mais alto. Por isso, um passo importante é avaliar o público que costuma comprar da sua empresa, quantas vezes você já parou para realizar essa análise? Quanto mais conhecemos o perfil do nosso cliente, mais assertivos conseguimos ser. 

Melhorias de abordagens e negociações devem sempre está sendo realizadas, a equipe precisa está treinada e bem coesa em todas as ações que vão realizar, precisa inclusive entender o processo de marketing, afinal, o vendedor precisa saber como aquele lead chegou até ele para colocar em prática técnicas efetivas de negociação.  

Por fim, concluímos que para realizar uma Black Friday de sucesso é preciso pensar no cliente e elaborar tudo com muito cuidado, sempre contando com um suporte tecnológico de ponta que consiga atender todas as necessidades de fato. Afinal, esse período é fundamental não só para vender mais como também para fortalecer o relacionamento com o cliente. 

Por isso, confira todo o nosso passo a passo e não perca a oportunidade de realizar uma Black Friday de sucesso. Quer investir em um relacionamento mais assertivo e inbound sales? Entre em contato conosco através do telefone e whatsapp: (85) 99746.5553 ou pelo email:marcelooliveira@alldesk.com.br.