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Quando se trata de cobrança, muitas empresas ainda entendem que o processo se inicia somente após o atraso do pagamento. Porém, esse tipo de estratégia é perigosa e pode trazer resultados bastante negativos para o seu negócio, influenciando diretamente na quantidade de clientes inadimplentes, já que, de certo modo, a empresa acaba “educando” o cliente ao atraso, e não à saúde e organização financeira pessoal. 

 

A pré-cobrança, mais conhecida como cobrança preventiva, tem o intuito de criar um contato prévio com o cliente, a fim de lembrá-lo sobre o prazo de vencimento de sua conta, gerando um diálogo sobre intenções de pagamento, dúvidas e, até mesmo, suporte, o que é excelente para o relacionamento empresa-consumidor.  

 

Também é importante frisar o fato de que esta técnica está ligada a um dos maiores objetivos de qualquer negócio: um maior controle do fluxo de caixa. Precisamos desmistificar o pretexto de que, para as operações de cobrança, o ideal é negociar apenas com clientes com dívidas e/ou atrasos maiores, quando, na verdade, o foco deveria ser gerar uma cultura de sustentabilidade financeira, tanto para a empresa como para o cliente. 

 

Esse crescimento sustentável que se dá através da cobrança preventiva, permite que o negócio organize melhor suas finanças e trabalhe com uma previsão de receitas mais real e coerente. 

 

Aparentemente, esta pode parecer uma estratégia óbvia, porém, muitas organizações ainda não investem muito na cobrança preventiva, sendo que ela traz inúmeros benefícios que influenciam diretamente no andamento de uma empresa. A seguir, te apresentaremos algumas das vantagens de investir nessa técnica e modos de executá-la. Vamos lá?  

 

1.Redução da inadimplência 

Sabemos que, infelizmente, estamos passando por um momento de crise e isso acarretou no aumento da inadimplência. A cobrança preventiva é uma ótima maneira de reduzir o número de clientes inadimplentes, já que, geralmente, o contato prévio diminui as chances de atraso no pagamento.  

 

É evidente que o atraso e/ou não pagamento de uma dívida tem diversos motivos, mas muitos deles podem ser evitados através da pré-cobrança, como a perda de um boleto ou a troca da data de pagamento.      

 

2.Melhora a gestão financeira da empresa 

Você sabia que a cobrança preventiva está intimamente ligada a uma boa gestão financeira? Isso porque a redução da inadimplência favorece a estabilidade da empresa, já que, controlando o fluxo de caixa, fica mais fácil investir em sua expansão e aproveitar as oportunidades de negócio que surgirem. 

 

3.Amplia suas soluções de negociação

Esse benefício nem sempre é observado, não é mesmo? Mas, de maneira geral, por meio de uma gestão de cobranças eficaz, você conseguirá personalizar o atendimento, além de oferecer ao cliente aquilo que ele precisa, por exemplo, facilidades nas formas de pagamento, o que desenvolve o seu poder de negociação.

 

Uma excelente ferramenta para oferecer um atendimento personalizado é a plataforma omnichannel. Utilizada para melhorar a experiência do cliente, a plataforma omnichannel possibilita a integração de todos os canais de atendimento utilizados pela empresa, centralizando as informações dos vários canais no mesmo sistema, o que agiliza a resposta ao cliente e proporciona um melhor atendimento na hora de negociar.

 

4.Melhora o relacionamento com os clientes 

Como mencionado anteriormente, essa pode ser uma oportunidade para melhorar o relacionamento com o cliente e, com certeza, é um dos grandes benefícios da cobrança preventiva. Nessa fase, a empresa pode demonstrar o  interesse em ajudar o cliente, não se prendendo ao problema e focando na recuperação da dívida de modo natural e amigável, sempre se colocando à disposição para ajudar a solucionar as possíveis dúvidas. Vale salientar a fundamental importância das equipes de customer success na manutenção desse relacionamento, oferecendo suporte e traçando estratégias para que o cliente tenha uma experiência cada vez melhor com a empresa.

 

5.Favorece crescimento sustentável

Essa técnica possibilita que a organização consiga ordenar suas finanças, trabalhando com uma previsão de receitas mais próxima da realidade. Possuindo essas informações, atreladas a um bom relacionamento com clientes, você pode dedicar-se a atrair novos clientes e ampliar sua atuação no mercado. 

Como realizar uma cobrança preventiva eficiente?  

Para realizar uma pré-cobrança mais assertiva e que, consequentemente, traz resultados positivos, é interessante também investir em tecnologias de cobrança. Esses tipos de recursos aliados à estratégias assertivas, traçadas por quem entende do mercado,  ajudarão a chegar no cliente da melhor forma, promovendo um contato efetivo.

 

AGENTES VIRTUAIS:

O Agente Virtual é um robô capaz de entrar em contato com o cliente e fazer, desde a cobrança preventiva, até negociações mais inteligentes. Na Alldesk, existe a possibilidade de personalização do agente, assim, são maiores as chances de um contato de sucesso com o cliente. 

 

SMS E E-MAIL:

De um modo prático, essas ferramentas servem para enviar mensagens de lembretes da cobrança para os clientes. A cobrança preventiva chega de maneira acessível, através desses recursos bastante utilizados, conseguindo evitar o atraso de pagamentos. 

 

Para investir em uma assessoria de cobrança que trabalhe com tecnologias voltadas para o relacionamento com o cliente, entre em contato com a Alldesk, ligando para (85) 99746.5553 ou mande uma mensagem via WhatsApp clicando aqui.