fbpx

Estruturar o processo de implantação de uma operação de vendas é um grande desafio, ainda mais se este processo estiver centrado em uma busca por resultados rápidos. É por isso que existem diversas etapas a serem seguidas durante o desenvolvimento da operação, além de insumos necessários para dar início ao projeto de implantação. Esses requisitos são essenciais para que a operação realize um trabalho eficiente e, consequentemente, alcance resultados positivos. Por isso, pensando em te ajudar a estar preparado, preparamos um checklist com tudo que você precisa para a implantação de uma operação de vendas. Confira: 

 

ETAPAS PARA A IMPLANTAÇÃO DA OPERAÇÃO: 

Antes de tudo você precisa conhecer as etapas de implantação de uma operação. Seguindo cada um desses passos, você conseguirá organizar com mais facilidade diversos pontos, como materiais necessários, responsáveis por determinadas atividades, acompanhamentos, formato de metrificação de resultados, etc. Tudo isso irá contribuir para um bom desempenho da operação, desde o seu início.     

 

1.Iniciação e Planejamento 

A primeira etapa será o momento de estruturar tudo que envolva o andamento do projeto, ou seja, estruturar o cronograma, definindo os responsáveis por cada atividade, prazos, formato de acompanhamento e periodicidade dos resultados. Tudo isso deverá ser formalizado para toda a equipe de atuação no projeto.

 

2.Execução do Plano

Essa etapa será voltada a montagem de infraestrutura, promoção de recursos humanos e sustentação da operação. Dessa forma, esse é o momento de executar atividades relacionadas a preparação da arquitetura tecnológica, contratação dos operadores e realização do acompanhamento para melhoria contínua dos resultados.

 

3.Monitoramento e controle da operação

Esse é o momento de acompanhar e monitorar a operação para gerar indicativos do andamento do projeto e acompanhar a curva de aprendizagem da operação, sempre buscando melhorias na operação para alcançar resultados cada vez mais positivos. 

 

ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A IMPLANTAÇÃO: 

Para cumprir todas as etapas da implantação com eficiência, são necessários alguns elementos fundamentais. Elencamos os principais para que o projeto possa, de fato, trazer resultados positivos e significativos para o seu negócio: 

 

  • Recursos Humanos: contratação de operadores, buscando colaboradores que tenham o perfil da empresa e, assim, consigam comunicar as informações da melhor forma possível; 
  • Sistemas: contratação de tecnologias de ponta. Aqui você também pode (e deve) investir em sistemas de automação, como RPA
  • Estrutura: alocação de equipamentos necessários para todo o suporte e funcionamento da operação; 
  • Capacitação: treinamentos para novos operadores para um melhor desemprenho no trabalho. 

 

Esses são apenas alguns dos pontos essenciais para o momento de implantação da operação, de modo que ela possa trazer bons resultados. Mesmo com a pressa de ver a operação trabalhando e dando resultados, vale a pena investir em planejamentos detalhados que reduzam ao máximo os riscos de desgaste e problemas futuros.